Aconteceu nesta ultima terça dia 30, no auditório da Unitau a palestra sobre “Alimento orgânico” promovido pela ETEC (Centro Paula Souza) extensão de Ubatuba por meio do curso de nutrição dietética. A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e secretário municipal da agricultura (Jéferson), que em homenagem a “VII semana nacional do alimento orgânico” teve o intuito de nos informar melhor sobre o assunto.
Jéferson explicou sobre o que realmente é um produto orgânico “todo aquele obtido em sistema orgânico, de produção agropecuária ou de processo extrativista sustentável”. Citou também todo o processo de produção, industrialização e exportação dos produtos orgânicos no Brasil, relatando sobre os produtos trangênicos.
Comentou sobre a lei de inclusão orgânica na alimentação escolar nº 11947/2009 e relatou que muitos dos países europeus já discordam da importação de soja trangênica brasileira.
Afirmou que todo produtor deve ter um cadastro de produção vinculado a OCS para poder produzir regularmente e de acordo com a lei em nosso país.
Foi exibido também, vídeos com metodologias eficientes para o aprimoramento das informações da palestra que tinham como tema o “Sistema orgânico de produção agropecuária”, o tripé do extrativismo sustentável, ambiente adequado, economicamente viável e socialmente justo, usando como exemplo o projeto juçara de Ubatuba e seu extrativismo do fruto juçara e sua consciência ambiental e produtiva.
Foi levantado por umas das professoras da ETEC, o assunto que de acordo com as novas gerações muitas crianças tem a tendência alergênica há algumas proteínas, sendo que possa para algumas não ser saudável.
A palestra teve muito o que agregar, contou com um público razoável e tratou de um assunto muito propício para o momento, levando em conta que é a VII semana nacional do alimento orgânico.
Texto : Elton Herrerias Junior/Elpolitizador
Nenhum comentário:
Postar um comentário