Eventos

Dia do Meio Ambiente em Ubatuba (APPRU)



Aconteceu no ultimo dia 05 de junho no trevo da praia do Itaguá, uma blitz consciente em comemoração ao “Dia internacional do meio ambiente” realizado pela APPRU(Amigos na preservação, proteção e respeito a Ubatuba). O evento teve o foco de difundir as questões sobre o meio ambiente de maneira consciente e informativa durante todo o dia comemorativo.

Foi montada uma barraca na orla da praia, onde estavam sendo distribuídas, mudas e sementes de arvóres, folhetos informativos, sorteio de brindes e outros. Foi realizado um arrastão que percorreu boa parte da praia até o conhecido “Caizão” onde foi recolhido uma grande quantia de lixo, entre eles pneus de carro, artefatos de ferros e outros, espalhados pelas encostas do pier.

Após toda a ação, ocorreu uma participação especial do músico e “Julinho Mendes” integrante do grupo cultural “O Guaruça” que com músicas caiçaras e bem típicas alegrou ainda mais o evento.

Entre os mais diversos voluntários, estavam presente no evento a bióloga “Fabiola”, “Juarez Martins” (Projeto Fábrica de Futuro) “Beto” (Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá), “Elton Herrerias” (Elpolitizador), Prof.” Bene”, “Christian” (PTB Jovem), “Carlos” (Funcionário da Sec. de Saúde) e o idealizador do projeto “Neto” (APPRU) que juntos contribuíram com um domingo de sol repleto de atividades produtivas.Durante todo o decorrer do dia, os membros voluntários do projeto, ficaram a conscientizar e informar sobre as questões do meio ambiente, acreditando que o poder coletivo e o amor pela natureza são os primeiros princípios de uma grande mobilização e participação nesta mudança que tanto necessitamos.

O Evento teve como parceiros as empresas “Gráfica papel Artes”, Restaurante e Pizzaria Tio Sam,Padaria Integrale, Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), da marca “Macboot”, CBH (Litoral Norte), Grêmio recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá e do blog “www.elpolitizador.blogspot.com” que contribuíram com a bela iniciativa.



OBS: A APPRU que também realizou dia 27 de maio (Dia da Floresta Atlântica) um evento na praça 13 de maio, mostra que a união da população junto a vontade de melhorias pode ser o meio mas eficiente de se pregar uma nova cultura sustentável em nossa cidade.

Portanto : Preservar a natureza é dever de todos.

Não jogue lixo nos rios, praias, ruas, cachoeiras, costeiras, manguezais...

Seja responsável pelo seu lixo.

Esta ação foi uma parceria de todos que lutam pela preservação de Ubatuba







































Dia da Floresta Atlântica em Ubatuba

Aconteceu no ultimo dia 27 (Dia comemorativo da Floresta Atlânticca) na praça 13 de maio em Ubatuba, uma blitz consciente sobre conscientização sobre questões relacionadas a floresta atlântica. Foi distribuido folhetos em diversos stands e barracas culturais pela a praça,A barraca da APPRU distribuiu sementes e mudas de árvores para os visitantes do evento.
Aconteceu também apresentações de grupos culturais, visitas de entidades como a "Guarda Mirim e diversas escolas da cidade, em um dia repleto de descontração e informação.
O Evento foi idealizado pelo nosso amigo "Neto" da APRU que teve como principal foco a inclusão do tema "Floresta atlântica" com maior acessibilidade e inclusão a toda comunidade.

Abaixo : membros do projeto "Fábrica de Futuro" e de entidades que ultizam nosso espaço social.








Texto : Elton Herrerias Junior
Fotos : Cristovão

Itamambuca Sustentável

Na foto, Cristiane Gil Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, Juarez Martins Presidente da ONG API-Associação dos Protetores de Itamambuca e Berico Presidente da SAMITA-Sociedade Amigos e Moradores da Itamambuca.
Neste dia 17.04.2009, na apresentação do Programa UBATUBA SUSTENTAVEL, a SAMITA e API, apresentaram para a secretária do Meio Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, a

intenção de pleitear junto ao poder público a criação de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.

A secretária indicou como primeira ação, contato na Agencia Ambiental de Ubatuba com a Sra. Lucila Pinsard Viana, Gestora da APA Marinha do Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Estaremos protocolando ofício convidando a Sra Lucila a proferir palestra apresentando aos moradores de Itamambuca e região as possibilidades e detalhes de uma Unidade de Conservação, baseados na Lei 9985, que determina e norteia a criação das UCs.
A intenção é utilizar a aréa em projetos de Ecoturismo, capacitando os moradores como Guias Ambientais e ampliar os roteiros dos passeios ecológicos na região de Itamambuca.


UBATUBA SUSTENTÁVEL, uma data para ficar na história de Ubatuba



Neste dia 17.04.2009, Ubatuba lançou o seu Programa de Coleta Seletiva.A prefeitura montou na Praça Manoel da Nóbrega, uma exposição com exemplos de várias possibilidades de reutilização do lixo reciclado.Como fazer papel reciclado, brinquedos, humus de minhoca entre outras opções foram expostas aos visitantes.A campanha de divulgação dos dias e horários da coleta nos bairros foram distribuidos para a população, que a partir de agora tem a opção de cuidar e destinar melhor o lixo domiciliar.

Artesanato em Itamambuca

O objetivo do projeto “FABRICA DE FUTURO”-Itamambuca, é dispor aos moradores locais, espaço físico (CAMPO DE FUTEBOL+AREAS NO ENTORNO DO MANGUESAL), para propiciar capacitação cultural e profissional visando incluí-los na cadeia produtiva do turismo ecológico do município de UBATUBA-SP.

Nossa posição geográfica é estratégica e certamente estaremos no roteiro de muitos turistas, interessados em conhecer nossa rica Mata Atlântica, nosso povo e nossa história.

Visando em 2014, estar-mos aptos para recepcionar os milhares de turistas estrangeiros que estarão por aqui (eixo Rio - São Paulo) na Copa do Mundo de Futebol.

A criação de uma "Fabrica de Artesanatos" é uma estratégia de inclusão social, vez que proporcionara capacitação, emprego e renda aos interessados.

A matéria prima usada na fabricação dos produtos artesanais , deverão ser preferencialmente de materiais descartados e recolhidos na Coleta Seletiva da região.

Inicialmente deverá gerar imediatamente 10 postos de trabalho e dependo do apoio recebido, outros postos de trabalho serão criados, nesta “Indústria Social” que se pretende fomentar na região.

O sistema de gestão, será a formação de cooperativas e sua sustentabilidade se dará com a venda dos serviços e produtos fabricados.

A colaboração de todos será fundamental neste esforço inicial, o
Sr. Berico da Samita, estará apresentando as propostas à comunidade.

A primeira iniciativa já em curso, pode ser visitada no Recanto Itamambuca, com o Cláudio e Emanoel na Casa do Mangue.